Frederico Vasconcelos debate desafios da apuração jornalística

O repórter especial da Folha de São Paulo Frederico Vasconcelos participou do quarto dia de atividades da Semana do Jornalismo, realizando uma palestra sobre os desafios da apuração para os profissionais da área investigativa. O evento, que foi gratuito e aberto ao público, aconteceu no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC ontem (19) às 20h.

Para ilustrar os caminhos e desafios da investigação jornalística, Vasconcelos destacou exemplos de apurações frustradas e bem sucedidas que conviveu durante os 45 anos de profissão e revelou como realiza suas pesquisas.

No caso de políticos, o palestrante afirmou que verifica a situação de cada prefeito no site do Tribunal Superior Eleitoral para enriquecer a investigação."Você às vezes tem uma informação que parece completa, mas ela pode ser enriquecida e as informações estão nos sites oficiais".

Colunista da revista Época realiza palestra no Auditório do CCE

O colunista da revista Época Felipe Patury apresentou uma palestra no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC nessa terça-feira, 18. Entre os temas tratados, o destaque ficou com os desafios diários na produção de notas e colunas e o futuro do mercado das revistas.

O evento fez parte da programação da Semana do Jornalismo, que trará uma série de atividades abertas ao público até o dia 21 de setembro.

O palestrante destacou a importância da clareza nas publicações. Para ele, ela deve sempre estar presente no texto e avisa que se alguém não entender o que estiver escrito, "está errado". "O colunista pode escrever com mais sofisticação, mas o que vale mesmo é fazer uma coisa agradável de ler sendo clara, transparente. Se eu conseguir explicar e o leitor entender, está resolvido", completa.